quarta-feira, 29 de julho de 2009

" CHER "


Cherilyn Sarkisian LaPiere (El Centro, Califórnia, 20 de maio de 1946) é uma cantora, atriz, produtora, diretora, escritora, compositora, dançarina e apresentadora norte-americana. Cher, como é conhecida artisticamente, é vencedora de um Emmy, um
Grammy, três Globos de Ouro e um Óscar de Melhor Atriz. Em 2001, a revista Billboard listou Cher como a Maior Cantora de Todos os Tempos, e o canal VH1 elegeu Cher a Maior Atriz da História de Hollywood.
Cher começou sua carreira em 1962, integrando ao lado do marido a dupla Sonny & Cher. Nos anos 1960, tornou-se o ícone feminino máximo da cultura hippie, popularizando modelos como a minissaia e a calça boca-de-sino. Em 1970 partiu para a carreira solo, lançando até os dias de hoje mais de 25 álbuns e 96 singles e vendendoaproximadamente 400 milhões de álbuns solo e 150 milhões com o marido Sonny Bono, totalizando 550 milhões de cópias vendidas. De acordo com o Guiness Book of Records, Cher é a cantora que mais vendeu na história da música, além de deter o recorde de cantora mais rica do planeta com uma fortuna pessoal avaliada em US$ 1 bilhão de dólares. Ainda segundo o Guiness Book of Records, sua turnê de 2002, Farewell Tour, é a turnê mais lucrativa da história.
Cher se tornou apresentadora de TV no início dos anos 1970, e o programa de auditório estrelado por ela, The Cher Show, faturou mais de 15 indicações ao Emmy. Na década de 1980 voltou-se para o cinema. Em 1985, venceu o prêmio de Melhor Atriz do Festival de Cannes, e em 1987 ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Moonstruck (Feitiço da Lua). Nos anos 1990 lançou o álbum Believe e conquistou os recordes de single mais vendido e música de maior audiência nas rádios da história. Cher tem ainda sete hits na primeira posição das paradas britânicas e americanas, além de 34 canções no Top 40.
Em suas quase cinco décadas de carreira, Cher tornou-se o ícone máximo da cultura pop, sendo considerada pela revista People a Artista Feminina Mais Bem Sucedida de Todos os Tempos. É também vencedora do WMA, do Bambi Awards e do Billboard Music Awards na categoria de Maior Cantora da História. Cher também é conhecida por suas inúmeras polêmicas, como as tatuagens que tem espalhadas pelo corpo, a exploração do sensualismo em fotos e videoclipes e as perucas e roupas que usa em seus shows. No mundo da moda, Cher é referência entre cantoras como Madonna,
Britney Spears e Kylie Minogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...