quarta-feira, 29 de julho de 2009

" TONI BRAXTON "



Uma das mais talentosas e bem-sucedidas cantoras surgidas na década de 90,
Toni Braxton nasceu na cidade de Severn, Maryland, nos EUA, em 7 de outubro de 1968, e iniciou sua carreira cantando em igrejas ao lado das quatro irmãs.
Filha de uma cantora de ópera amadora e de um ministro de uma Igreja Apostólica, Toni sempre foi "regida" pelos pais segundo as regras da igreja, como a proibição de roupas ousadas, maquiagens e programas de televisão. Antes de embarcar na carreira musical, a artista fez o curso normal e se preparava para ser professora.

No começo dos anos 90, no entanto, Toni resolveu partir para a carreira musical. O começo foi um grupo com as irmãs, batizado The Braxtons, que teve vida curta. Logo Toni partiu para a carreira solo e o primeiro passo, como profissional, foi um indicativo do sucesso que viria logo depois – ela gravou duas canções, uma delas um dueto com Babyface, para o filme “Boomerang”, estrelado por Eddie Murphy. O sucesso imediato do álbum, multi platinado, abriu as portas do mundo da música para a cantora.Com seu enorme talento vocal, misturando R&B, jazz, gospel e pop, a cantora foi rapidamente reconhecida como uma das mais importantes vozes da nova geração de cantores americanos. Atualmente, a artista já vendeu mais de 40 milhões de discos em todo o mundo.

Em 1993 ela lançava seu álbum de estréia, intitulado "Toni Braxton", que chegou ao primeiro lugar nas paradas norte-americanas e de vários outros países do mundo, com sucessos como "Breathe Again" e "Another Sad Love Song".
O grande estouro viria três anos depois, em 1996, quando lançou "Secrets" (96), álbum que inclui o mega-sucesso "Unbreak My Heart". Esses dois primeiros álbuns venderam mais de 8 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. "Unbreak My Heart”
chegou aos topos das paradas em todo o mundo, abriu de vez as portas do sucesso para Toni – em pouco tempo ela ganharia 3 prêmios Grammy, 3 prêmios American Awards, 3 American Music Awards e 2 Soul Train Awards, além de 9 discos de platina.
Apesar de todo o sucesso alcançado, Toni Braxton passaria quatro anos afastada dos estúdios, só voltando à ativa em 2000, quando lançou “The Heat”, seu terceiro álbum. O disco, produzido por Babyface, levou oito meses para ser produzido e rendeu à artista um Grammy de Melhor Performance de R&B, com a música "He Wasnt Man Enough".
Depois disso, ela lançou outros dois álbuns – “More Than A Woman”, em 2002, e "Libra", de 2005. A cantora também participou da trilha do filme "Waiting For Exhale" (Falando de Amor), estrelado por Whitney Houston, que segundo Toni sempre foi uma de suas principais influências como cantora.
Recentemente, Toni decidiu se aventurar em outros desafios: participou de duas peças na Broadway – a clássica “A Bela e a Fera” e uma montagem da famosa ópera “Aida”, escrita por ninguém menos que Tim Rice e Elton John. Ela também apresentou o show “Toni Braxton Revealed” durante uma temporada em Las Vegas - interrompida por um problema cardiovascular - e participou da versão americana do programa “Dançando com as Estrelas”. Em 2008, a cantora assinou um novo contrato com a Atlantic Records, que já anunciou para este ano o lançamento de seu novo álbum.

Braxton se prepara atualmente para outro desafio: o lançamento de seu primeiro livro pela Harper Collins Publishing, no qual aborda dois problemas que a artista enfrentou em sua vida pessoal.
O primeiro é o problema cardiovascular (micro angina coronária vascular) que a afastou da temporada que fazia em Las Vegas e que atinge muitas mulheres na faixa dos 40 anos. Depois de ser diagnosticada, Toni se tornou um membro atuante da American Heart Association para ajudar outras pessoas com a mesma doença.
O outro problema é o autismo do qual sofre seu filho Diezel, de 6 anos, com o produtor musical Keri Lewis. A doença atinge hoje uma em cada 150 crianças nos Estados Unidos. O cuidado com esse assunto se tornou uma das prioridades da vida da artista, que hoje é uma das porta vozes da organização Autism Speaks.




Discografia

1993: Toni Braxton
1996: Secrets
2000: The Heat
2002: More Than a Woman
2005: Libra
2009: Pulse

Coletâneas

2003: Ultimate Toni Braxton
2004: Platinum & Gold Collection
2007: Essential Toni Braxton

Especiais

2001: Snowflakes
2005: Un-Break My Heart: The Remix Collection

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...