quarta-feira, 29 de julho de 2009

" NINA HAGEN "


Filha de Hans Hagen, um argumentista, e de Eva-Maria Hagen, uma atriz e cantora. Seus avós paternos judeus morrearam no campo de concentração Sachsenhausen. Seus pais se divorciaram quando ela tinha dois anos de idade. Aos quatro anos, ela começou a estudar balé, ópera e era considerado um prodígio aos nove anos de idade.
Aos 11 anos, sua mãe se casou novamente com Wolf Biermann, cantor de música Popular, que era contra o estabilishment.
Biermann influencou a jovem Hagen que começou a participar da Juventude Livre, grupo alemão ativista nos protestos contra o gOverno socialista da Alemanha Oriental.
Aos 16 anos, Hagen abandou a escola após completar o 10º grau e ingressou na banda de “Fritzens Dampferband” . Ela acrescentou canções de Janis Joplin e Tina Turner ao “admissível” setlists.
Começou a estudar música e após a formatura, formou a banda Automobil.
Na Alemanha de Leste, se apresentou com a banda Automobil, tornando-se uma das mais conhecidas jovens estrelas. Sua mais famosa canção a partir do início de sua carreira foi “Du tens den Farbfilm vergessen” ( “Você esqueceu o Color Film”) em 1974. No entanto, sua carreira musical na Alemanha de Leste foi abreviada, quando ela e sua mãe deixaram o país em 1976, na sequência da expulsão de seu padrasto.
As circunstâncias que envolveram emigração da família foram excepcionais: foi concedido a Biermann permissão para realizar um
concerto televisionado, em Colonia, mas a permissão de voltar a atravessar a fronteira para o seu país de origem foi negada. Durante
um período em que a burocracia era a norma, e as famílias divididas pelo muro de Berlim, Hagen apresentou um pedido para deixar o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...