quarta-feira, 29 de julho de 2009

" LARA FABIAN "


Lara Fabian, nome artístico de Lara Sophie Katy Crokaert, (Etterbeek, 9 de janeiro de 1970) é uma cantora ítalo-belga-canadense de

língua francesa. Apesar de ter o francês como língua da maioria de suas canções, já gravou em inglês, italiano, espanhol, alemão e português.
Lara nasceu em Etterbeek, na região de Bruxelas, capital da Bélgica, no dia 9 de janeiro de 1970. Seu pai é belga e sua mãe de origem italiana, mais precisamente da Catânia, na Sicilia.
Em 1988, Lara representou Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção 1988,
em Dublim, na Irlanda, com o tema Croire (que em português significa Crer) acabando em quarta posição. Foi este resultado que impulsionou sua carreira, fazendo-a abandonar definitivamente seus estudos de direito para dedicar-se a tempo integral à música.
Lara se muda para Quebec junto com Rick Allison, quem conheceu em um piano bar de Bruxelas. Lá é lançado seu primeiro álbum, Lara Fabian, em agosto de 1991. Já em 1994, é lançado seu segundo álbum, Carpe Diem, que é certificado três vezes como disco de platina. O disco trouxe sucessos como Tu t'en vas e Je suis malade, ganhando prêmios Félix e Junos no Canadá.
Em 1° de julho de 1995 Lara Fabian adquire a nacionalidade canadense.
Depois de ter assinado contrato com a Polydor, é lançado em setembro de 1996 seu terceiro álbum intitulado Pure. Este foi certificado como disco de platina apenas duas semanas após seu lançamento e também trouxe recompensas nas premiações Félix
(melhor álbum popular) e Junos (melhor álbum francófono). Na Europa, Pure foi lançado apenas em junho de 1997, mas não deixou de ser um fenômeno vendendo mais de dois milhões de cópias depois do sucesso de Tout, Je t’aime, Humana e La différence.
Com todo o sucesso a cantora passou a aparecer constantemente na mídia, chegando a cantar junto com Johnny Hallyday a canção Requiem pour un fou, no Stade de France e com Serge Lama a canção "Je suis malade" de autoria do cantor francês.

Intitulado simplesmente Lara Fabian, o seu primeiro álbum em inglês é lançado em 1999. Com isso Lara Fabian conquista o mercado estadunidense, tendo a canção I will love again alcançado o número um nos charts da Billboard. Os outros singles: I am who I am, Love by grace e Quedate foram os responsáveis por confirmar sua popularidade em países como Brasil, Portugal e Espanha. A música Love by grace fez enorme sucesso no Brasil por ter sido tema da personagem Camila (Carolina Dieckmann) enquanto ela
lutava contra a leucemia, na novela Laços de Família, exibida pela Rede Globo de 2000 a 2001. Outra música que foi tema de novela O Clone foi Meu grande amor, versão que Lara gravou em português da música Si tu m'aimes que já tinha sua versão em inglês, To love again.
No ano seguinte ela gravou duas canções para filmes. A canção For always, dueto com Josh Groban, foi tema do filme AI – Inteligência Artificial, do renomado diretor Steven Spielberg. E para o filme Final Fantasy, Lara gravou The dream within.

Em 2001 a cantora lançou mais um álbum em francês chamado Nue. Do qual o primeiro single é J'y crois encore. Outros grandes sucessos desse disco foram: Immortelle, Aimer déjà e Tu es mon autre.
Após algum tempo sem lançar discos gravados em estúdio, no ano de 2004, depois de dois discos ao vivo, Lara Fabian volta a lançar um álbum em inglês. A wonderful life trás algumas versões em inglês de canções lançadas em 2001 no disco Nue, como Silence
(inglês) versão da música de mesmo nome Silence (francês) e I've cried enough versão de J'y crois encore. Mais uma vez Lara tem suas músicas em novelas brasileiras. The Last Goodbye, que era o tema da personagem Moa (Alinne Moraes) na novela Da Cor do
Pecado e I Guess I Loved You, que era o tema do romance de Viriato (Marcello Antony) e Maria Eduarda (Débora Falabella) na novela Senhora do Destino, ambas da Rede Globo.
Ainda em 2004 Lara participa, ao lado outros renomados cantores (Kevin Kline, Ashley Judd, Jonathan Pryce, Alanis Morissette, Natalie Cole, Sheryl Crow, Robbie Williams e Mario Frangoulis), de um filme, Delovely, de Irwin Winkler, uma comédia musical que
retrata a vida do compositor Cole Porter. Para o filme Lara gravou a música So in love.
Em março de 2005 foi lançado mais um álbum em francês: 9. Em 2006 lançou seu último CD/DVD, o trabalho ao vivo Un Regard 9, gravado durante sua última turnê.
No primeiro semestre de 2008 Lara fez uma pequena turnê de poucos dias no leste europeu, na Rússia, Grécia e Ucrânia.
Atualmente se prepara para o lançamento de seu novo trabalho, intitulado "Toutes Les Femmes En Moi" (TLFM), um trabalho que reúne regravações de grandes canções francesas, pela Lara, de cantoras que influênciaram sua carreira. O lançamento está previsto para 25 de maio de 2009.


Ao vivo, Lara possui um registro vocal de praticamente 3 oitavas regulares, sendo considerada uma Soprano Lírico. Nas suas performances, Lara consegue emitir notas agudas e graves desde um Eb3 até um D6, mas afirmou em entrevistas conseguir atingir
um G6, tendo então notas no Whistle register.
Mais informações sobre a sua capacidade vocal e musicalidade podem ser encontradas na mini-série de videos intitulada "Lara Fabian Vocal Showcase", parte 1 e 2, disponíveis no site de partilha de vídeos Youtube.





Discografia

2009 - Toutes Les Femmes En Moi (lançamento 25 de maio de 2009)
2006 - Un Regard Neuf (Live)
2005 - 9
2004 - A Wonderful Life
2003 - En Toute Intimité
2002 - Live
2001 - Nue
1999 - Lara Fabian
1999 - Live
1996 - Pure
1994 - Carpe Diem
1991 - Lara Fabian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...